quarta-feira, 6 de janeiro de 2010


Identidade Nacional

Ano que aderiu é união Europeia: em 1957
Sistema Político
A Alemanha é uma democracia constitucional federal, cujo sistema político foi criado com a constituição de 1949, chamada Grundgesetz (Lei Básica).


Berlim é a capital e um dos dezaseis estados da Alemanha.

População: 82 milhões de habitantes

Clima: O clima da Alemanha é Atlântico. É um clima muito variável onde existem verdadeiramente 4 estações bem diferenciadas.

Moeda: O euro ou €

Lísgua oficial: A língua alemã (deutsche Sprache) ou alemão (Deutsch) é uma língua indo-européia do grupo ocidental das línguas germânicas.

História
A Alemanha, oficialmente República Federal da Alemanha , é um país localizado na Europa central. É limitado a norte pelo Mar do Norte, Dinamarca e pelo Mar Báltico, a leste pela Polônia e pela República Checa, a sul pela Áustria e pela Suíça e a oeste pela França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos. O território da Alemanha abrange 357.021 quilômetros quadrados e é influenciado por um clima temperado sazonal. Com 81,8 milhões de habitantes em janeiro de 2010, o país tem a maior população entre os Estados membros da União Europeia e é também o lar da terceira maior população de migrantes internacionais em todo o mundo.
A Alemanha é uma república parlamentar federal de dezesseis estados. A capital é a cidade de Berlim. O país é membro das Nações Unidas, da OTAN, G8, G20, da OCDE e da OMC. É uma grande potência com a quarta maior economia do mundo por PIB nominal e a quinta maior em paridade do poder de compra. É o segundo maior exportador e o segundo maior importador de mercadorias. Em termos absolutos, a Alemanha atribui o segundo maior orçamento anual de ajudas ao desenvolvimento no mundo, enquanto está em sexto lugar em despesas militares. O país tem desenvolvido um alto padrão de vida e estabeleceu um sistema global de segurança social. A Alemanha ocupa uma posição-chave nos assuntos europeus e mantém uma série de parcerias estreitas em um nível global. O país também é reconhecido como líder científico e tecnológico em vários domínios.



Política
A Alemanha é uma democracia constitucional federal, cujo sistema político foi criado com a constituição de 1949, chamada Grundgesetz (Lei Básica). Tem um sistema parlamentar em que o chefe de governo, o Bundeskanzler (Chanceler), é eleito pelo parlamento.
O parlamento, chamado Bundestag, é eleito de quatro em quatro anos por voto popular, usando um complexo sistema que combina o voto directo com representação proporcional. Os 16 Estados estão representados federalmente no Conselho Federal, que tem palavra no processo legislativo. Nos últimos tempos, tem havido alguma controvérsia sobre o facto de que o Bundestag e o Bundesrat bloquearam decisões um do outro, o que dificulta a ação efectiva do governo.

A função de chefe de Estado é do Bundespräsident (Presidente Federal), cujos poderes estão limitados apenas a funções cerimoniais e de representação do Estado. O Presidente da Alemanha é eleito pela Bundesversammlung.

Subdivisões
A Alemanha é uma república federal constituída de dezesseis estados federados, conhecidos em alemão como Länder (singular Land). Uma vez que Land é uma palavra alemã que significa "país", o termo Bundesländer ("estados da federação", singular, Bundesland) é comumente usado por ser mais específico. Três cidades Berlim, Hamburgo e Bremen possuem estatuto de estado, e são denominadas Stadtstaaten "cidades-estado". Os 13 estados restantes são designados Flächenländer "estados territoriais''.



Geografia:
A Alemanha está localizada na Europa central, nas margens do mar do Norte e do mar Báltico, entre os Países Baixos e a Polónia, a sul da Dinamarca, nas coordenadas geográficas 51º 00' N, 9º 00' E. Sua localização é estratégica na Planície da Europa Setentrional e ao longo da entrada para o mar Báltico.


Seu território possui 357 021 km², estendendo-se desde as altas montanhas dos Alpes no sul até às costas do mar do Norte e do mar Báltico no norte. Pelo meio, estendem-se as terras altas, florestadas, da Alemanha central e as terras baixas da Alemanha do norte, atravessadas por alguns dos maiores rios da Europa, como o Reno, o Danúbio e o Elba.

Económia:
A economia da Alemanha é a economia mais importante da Europa e é a terceira potência ecônomia mundial depois dos Estados Unidos e Japão. É uma economia de mercado na qual a segurança social tem um peso muito grande na economia, tendo os alemães direitos sociais muito extensos. Atualmente, o governo Social Democrata está a tentar reformar a segurança social com o objectivo de reduzir o seu peso sobre a economia. A reunificação teve um impacto significativo no crescimento da parte ocidental do país, com grandes quantidades de dinheiro sendo usadas para financiar a reestruturação da porção Oriental.

Demografia:
Na Alemanha oriental, que constituiu um país autônomo de 1949 a 1990, as perdas humanas provocadas pela guerra foram compensadas com o ingresso de vários milhões de alemães expulsos da Polônia, da Tchecoslováquia e da Hungria. Contudo, as dificuldades econômicas derivadas do pagamento das indenizações de guerra e da política de coletivização estimularam o movimento migratório para a Alemanha ocidental, calculado em 1,7 milhão de pessoas.
Crescimento Demográfico: 0,1% ao ano (1995-2000)
Taxa De Analfabetismo: menor do que 5% (censo de 2000).
Renda por Capita: US$ 26.570 (em 1998).




Religião:
As maiores confissões religiosas na Alemanha são o Luteranismo e o Catolicismo, respectivamente, com 32,9% e 32,3% de fiéis. Cerca de 24,9% de alemães se declararam não religiosos ou ateus. Seguem como minorias, o islamismo em 4%, seguido pelo judaísmo e o budismo ambos com 0,25%. O Hinduísmo tem apenas 90.000 seguidores 0,1%, enquanto outras religiões correspondem a 50 mil pessoas ou 0,05% da população alemã


Cultura:
As contribuições da Alemanha para o património cultural mundial são incontáveis, o que leva alguns autores a acreditar no "Génio Alemão", celebrado no romantismo, uma das fases da história da arte onde a Alemanha teve uma proeminência invejável. País conhecido por muitos como das Land der Dichter und Denker que significa a terra dos poetas e dos pensadores, a Alemanha foi o berço de vultos importantíssimos na história da arte, como se pode verificar nas várias secções deste artigo.

A língua alemã e os seus dialetos foram, outrora, a lingua franca da Europa central, oriental e setentrional. Hoje, a língua alemã é uma das línguas que desperta mais interesse por parte dos estudantes de línguas, em todo o mundo. Muitas figuras históricas, ainda que não sendo alemãs, no sentido moderno da palavra "alemão", estiveram imersas na cultura germânica, como é o caso de Wolfgang Amadeus Mozart, Franz Kafka ou Copérnico.

Divisão linguística

A Bélgica é ''um país heterogêneo'' dividido em três línguas:

* Neerlandês, cuja variante local é conhecida como flamengo, e Flandres, no norte;
* Francês (Valónia, no sul);
* Alemão (numa pequena região no leste do país).

Essa divisão linguística causa conflitos na Bélgica; em Flandres há actualmente um número importante de pessoas querendo se separar da Valónia, não só por motivos de diferença linguística, mas também por causa de incompatibilidade económica. Alguns querem um federalismo muito avançado, outros a independência e ainda outros querem se unir aos Países Baixos (Holanda).

Sistema educativo:
O funcionamento do sistema de ensino na Alemanha é um pouco diferente uma vez que existe o que eles designam por educação a full-time e a partime. A educação obrigatória em full-time abrange os jovens entre os 6 e os 15/16 anos, dependendo da zona. Para quem não ande numa escola a full-time, então a educação é obrigatória até aos 18 anos. O sistema de ensino está também dividido entre educação primária (6 aos 10 anos), equivalente ao nosso 1.º e 2.º ciclos; educação secundária baixa (10 aos 15/16), equivalente ao nosso 3º ciclo, e educação secundária elevada (15/16 aos 18/19,) equivalente ao nosso Ensino Secundário.



Turismo:
(museus, arquitetura, grastonomia, teatros, parques, jardins música, culta, desporto, e escultura)
Alguns dos museus
Museu dos Cegos (Berlim- Alemanha): História do Braille e das maquinarias que a produziram, métodos do ensino do braille.
Museu dos Primeiros Dactilógrafos (Bayreuth- Alemanha):Mitpoldplatz 3. 8580 Bayreuth Bayern. Colecção que ilustra o desenvolvimento da arte da dactilografia.
Museu dos Encadernadores (Mainz- Alemanha): Liebfranenplatz 5, 6500 Mainz- Rheinland-Pfalz
História da produção de livros.




video

Sem comentários:

Enviar um comentário